PRESENTAÇÃO

Prezados parceiros e amigos:

A Sociedade Ibérica de Ictiologia (SIBIC) organiza uma conferência cada dois anos em que são abordados diferentes aspetos relacionados com estudos ictiológicos no meio continental e marinho (ecologia, fisiologia, conservação, pescas, aquicultura ...). Em 2020, de 15 a 19 de junho, o VIII Congresso de Ictiologia será realizado em Santiago de Compostela, organizado pela Estação de Hidrobiologia “Encoro do Con” (EHEC) da Universidade de Santiago de Compostela. Este centro, dedicado ao estudo da biodiversidade aquática continental ibérica, terá o privilégio e a responsabilidade da organização do Congresso SIBIC 2020. A conferência será uma excelente oportunidade para comemorar os 10 anos de atividade desde a fundação da SIBIC, numa cidade que é destino universal para peregrinos e cujo apelo se baseia em fatores como a preservação excecional do seu património, qualidade da oferta hoteleira e as excelentes instalações culturais. Segundo a UNESCO, Santiago de Compostela é um dos patrimónios mais indiscutíveis da Humanidade, uma cidade ideal que transborda História e intemporalidade; mas acima de tudo, destaca sua vitalidade e a autenticidade e hospitalidade dos seus cidadãos.

A Comissão Organizadora, está a preparar um programa atraente, interessante e instrutivo em termos científicos e de entretenimento, sendo também animado e enriquecedor na vertente turística. Esperamos acertar na escolha dos palestrantes convidados e esperamos que os blocos temáticos selecionados sirvam para divulgar os últimos avanços na pesquisa sobre peixes ibéricos apresentando uma visão geral da situação atual em Espanha e em Portugal.

Conseguimos como anfitrião do Congresso a Hospedería - Mosteiro de San Martiño Pinario, na "praza da Inmaculada", em frente à fachada norte da Catedral de Santiago. O mosteiro de San Martiño Pinario é o conjunto mais valioso do barroco galego e tem tudo o que é necessário, do ponto de vista técnico, para a realização do congresso.

A Comissão Organizadora está a negociar preços especiais para os participantes no contexto da oferta turística local e tem uma proposta atraente para a excursão e para visitas a centros relacionados com a Ictiologia, que esperamos que se materializem de forma satisfatória.

Esperamos que o VIII Congresso Ibérico de Ictiologia satisfaça as expectativas de todos os sócios e que estejamos à altura da missão que nos foi atribuída pela da SIBIC. Por isso, convidamos os interessados em Ictiologia, de qualquer área de conhecimento, a participar do VIII Congresso Ibérico SIBIC 2020 e a conhecer e desfrutar da atratividade da Galiza e de Santiago de Compostela.

A Comissão Organizadora.

881 816328     xestioneventos@usc.es